domingo, 10 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi em São Pedro

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Na noite do dia 7 de junho deste, a comunidade de São Pedro também festejou o segundo dia mais importante para todos os católicos, o dia de Corpus Christi. Entretanto a festa iniciou-se antes mesmo da Celebração da palavra, foi com a construção do tapete na igreja para a passagem do Santíssimo Sacramento.
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Tudo isto tem muito sentido e deve ser preservado.
Paroquiamos se juntaram durante a tarde para construir o belíssimo tapete utilizando pó de serragem, borra de café, sal grosso, sementes e cereais. Todo o empenho para deixar a igreja pronta para o único momento em que Jesus sai da sua casa e percorre as ruas das cidades.


Paroquianos realizando a construção do tapete.
Tapete finalizado

Vale salientar que todo ano fiéis do mundo inteiro comeram a festa sempre na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, cujo ocorre 50 dias após o domingo de Páscoa. Logo, o dia de Corpus Christi não tem uma data certa no calendário. Há necessidade que nós devemos encarar esse dia como um dia santo e não somente como um feriado qualquer no ano. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário